A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto com a equipe do MG Transplante realiza 7ª captação de múltiplos órgãos na instituição.
Uma das atividades da CIHDOTT é o de acolhimento, transparência e humanização para com a família. E através desse diálogo é que foi possível concretizar esse ato de esperança para tantas pessoas.
A doação foi autorizada pelos familiares e a partir de então os procedimentos foram iniciados pelos profissionais da Santa Casa. Com a constatação da morte encefálica, foram adotados todos os protocolos previstos pela legislação.
Agradecemos as equipes médicas e de enfermagem, membros da CIHDOTT, aos profissionais do Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva – UTI, Psicologia e MG Transplantes por toda dedicação, cuidado e respeito com que foi conduzido todo o processo de captação dos rins, córneas e fígado.
A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar, no entanto, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar declaração por escrito apenas comunicar a família do interesse. O sim de uma família faz renascer a vida em muitas pessoas. Vidas estas, que necessitavam da doação de um órgão.
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A doação de órgãos é, muitas vezes, a única alternativa para pacientes de algumas doenças.
Nas fotos (de cima para baixo, da esquerda para direita) Bombeiros responsáveis pelo transporte dos órgãos, Leandro Moreira – Gerente Assistencial da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, equipe médica do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, equipe da UTI da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, equipe do Centro Cirúrgico da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto e, mais uma vez, equipe médica do Hospital das Clínicas.