A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (SCMOP) em apoio à Campanha de Doação de Sangue incentivou seus colaboradores e a população ouropretana a se mobilizar pela causa. A campanha foi realizada pelo Hemominas em parceria com o Hospital Monsenhor Horta e aconteceu no último sábado, 14 de Setembro, em Mariana.
A coordenadora do Banco de Sangue da SCMOP, Elisângela da Cunha, destacou a importância da campanha também dentro do Hospital. “Aqui na Instituição existem colaboradores com diversos tipos de sangue, é importante que essas pessoas saibam sobre a campanha para quereflitam e se envolvam com o ato de doar”, diz.
Um bom exemplo é a colaboradora Jaqueline da Silva Passos, do setor de Impressos, que doou sangue pela primeira vez em maio deste ano. Ela, que tem o tipo mais raro de sangue, O negativo, se sentiu incentivada a doar por saber o quanto é difícil encontrar doadores do seu tipo sanguíneo. O sangue O negativo é conhecido como universal e pode ser doado para qualquer pessoa, masapenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo, segundo pesquisa realizada pelo Hemominas. Jaqueline conta quesua maior felicidade foi quando recebeu uma carta, avisando que seu sangue doado ajudou à 4 pessoas. “Fico até emocionada quando eu falo disso, é muito bom poder ajudar as pessoas”, conta.
Juliana, colaboradora do setor de impressos e doadora)
Resultados da Campanha:
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, o município conseguiu superar a meta de 100 bolsas. Foram coletadas 111 bolsas de doadores aptos que serão redistribuídas para os hospitais da região. As Campanhas de Doação de Sangue são realizadas cerca de quatro vezes por ano na cidade. A atividade é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Monsenhor Horta e Hemominas com o apoio e incentivo da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto.
Quem pode doar:
Para doar a pessoa tem que ter entre 16 a 67 anos. Sendo que doadores de 16 e 17 anos com consentimento formal dos responsáveis. É imprescindível apresentar um documento oficial de identidade com foto. Alguns dos impedimentos temporários para doação são: pessoas com febre, gripe ou resfriado, mulheres grávidas ou amamentando. E também para pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiros desconhecidos ou eventuais sem uso de preservativos. É recomendável evitar alimentos gordurosos antes de quatro horas e bebida alcoólica 12 horas antes da doação.