Outubro Rosa é um movimento mundial que busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama. Pensando nisso, a Fundação de Arte Ouro Preto | Faop realiza na próxima sexta-feira (26), às 14h30, uma palestra sobre a prevenção à doença com o médico mastologista Marcelo Pimenta, na Casa Bernardo Guimarães (sede da Faop).
O evento é uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto e será aberto aos funcionários da Faop, alunos, parceiros e à comunidade. A ideia é que todos compareçam no Auditório Bernardo Guimarães (Rua Irmãos Kennedy, 601 – Cabeças) com alguma peça de roupa na cor rosa a fim de alertar a todos para a campanha. A equipe da Faop já aderiu à campanha e, durante todo o mês, está usando o símbolo do Outubro Rosa.
Movimento coordenado, em Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Outubro Rosa promove intervenções em diversos municípios do Estado. Minas Gerais, por meio do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, tem como meta realizar o rastreamento monográfico em três quartos da população de risco – cerca de 1.797.984 mulheres – no prazo máximo de três anos.
No primeiro quadrimestre de 2012, segundo dados da SES-MG, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao mesmo período ano anterior. Com a chegada do Outubro Rosa, a expectativa é de que os números cresçam ainda mais, já que estudos apontam que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 90%. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, em 2012, serão desenvolvidos 52.680 novos casos de câncer de mama em todo o país
Fonte: Assessoria de Comunicação - Faop