A Associação de Voluntárias da Santa Casa de Ouro Preto (Avoscop) desenvolve trabalho humanitário de auxílio aos pacientes há 28 anos
A Associação das Voluntárias da Santa Casa de Ouro Preto (Avoscop) nasceu de uma vontade de proporcionar bem estar aos pacientes. Com sede fixa no Hospital, a Avoscop é composta por 36 voluntárias que doam seu tempo e talento às atividades, que visam o bem comum dos clientes carentes da Santa Casa.
No seu 8º mandato como presidente da Avoscop, a Sr. Lya Lima conta que é dever das voluntárias, de acordo com o “Manual da Voluntária da Avoscop”, participar de programas educacionais, recreativos e religiosos através de assistência direta ao paciente e também prestar auxílios concretos como arrecadação de roupas, medicamentos, aparelhos ortopédicos e outros.
A Associação se divide em grupos e revezam a vinda no hospital ao longo da semana, para a realização das atividades de visitação aos pacientes, costura e confecção de artesanatos para o bazar. A associação se organiza fazendo reuniões periódicas para discutir o trabalho a ser feito.
A Avoscop promove um bazar voltado para os colaboradores da Santa Casa, como forma de arrecadação de fundos. No fim do ano, esse bazar se une aos bazares de várias Organizações Não-Governamentais (ONGs) no grande Bazar da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) que acontece sempre na Praça Tiradentes.
História
Na década de 80, quando a Santa Casa ocupava a histórica Chácara do Xavier, que pertencia ao governo provincial, situada na Rua Padre Rolim. As condições físicas e assistenciais não eram boas, mas o atendimento se destacava pela dedicação dos profissionais com os pacientes. A falta de roupa de cama, alimentos e medicamentos era um caso agravante e fez com que as pessoas se dispusessem a tomar uma atitude. Foi então que em 1983, o Sr. Cônego Vicente Dilacio (superintendente administrativo da Santa Casa) com apoio da Irmã Maria Eliana da Redenção (coordenadora geral da Santa Casa) e do diretor clínico, Dr. Percival da Costa Caldeira fundaram a Avoscop, inspirados na Associação das Voluntárias da Santa Casa (Avosc) de em Belo Horizonte. No dia 4 de Outubro do mesmo ano, a Avoscop foi criada e até hoje colabora de todas as formas com os pacientes carentes da Santa Casa.
Para colaborar com a AVOSCOP através de doações basta entrar em contato com Sr. Lya Lima através do telefone (31) 3551-1554.